Desalmado resgata raízes agressivas no quarto álbum, Monopoly Of Violence

São 10 faixas de um death metal brutal e técnico, embaladas em uma produção contemporânea

As raízes mais agressivas da experiente banda brasileira Desalmado emergem no novo álbum, Monopoly of Violence, o quarto da carreira, lançado nesta sexta-feira (2 de maio de 2025). São 10 faixas de um death metal brutal e técnico, embaladas em uma produção contemporânea.

Ouça no streaming aqui: https://bfan.link/monopoly-of-violence.

Monopoly of Violence é o primeiro registro da nova formação, que apresenta João Limeira na bateria e Marcelo Liam como guitarrista principal, junto a Caio Augustus, o vocalista, e Bruno Teixeira, o baixista.

O álbum foi gravado no estúdio Family Mob, um dos mais concorridos e bem equipados do Brasil, mixado e masterizado por Hugo Silva.

Na parte lírica, o Desalmado faz uma leitura brutal do presente individual de cada integrante, mas, ao mesmo tempo, com uma visão macro da sociedade.

Nesse contexto, Monopoly of Violence é um conjunto de músicas extremamente pesadas, que consolida a forma única do Desalmado de expressar seus ideais de luta e propósitos de vida com seu death metal mesclado ao hardcore.

A crítica aos efeitos da crise capitalista na sociedade ocidental está mais presente do que nunca neste trabalho. A denúncia contra os grandes monopólios de tecnologia e seus danos sociais aparece em contextos que também abordam os novos modos de violência nas nossas relações.

Musicalmente, o quarto álbum cheio do grupo entrega faixas com o groove e a agressividade do hardcore, alternando com a brutalidade do death metal. É um trabalho moderno e equilibrado dentro do estilo, em consonância com o que há de mais atual no universo do metal extremo.

Assim como os dois últimos lançamentos (Mass Mental Devolution, de 2021, e Save Us from Ourselves, de 2018), Monopoly of Violence terá distribuição digital pelo selo alemão Blood Blast, braço da gravadora Nuclear Blast, uma das principais e mais bem-sucedidas editoras discográficas de música pesada no cenário global.

Blood Thorns: videoclipe

Como prévia do álbum, o Desalmado lançou no final de abril o videoclipe da música ‘Blood Thorns’: https://www.youtube.com/watch?v=wseDJ_uVsaA.

‘Blood Thorns’ traz blast beats com texturas sombrias dos riffs da escola death e black metal, mais pitadas do breakdown. A faixa representa o fim da história iniciada no clipe de ‘No Peace, Only Death’ (assista clicando aqui), o primeiro single de Monopoly of Violence.

“É uma das mais bonitas e musicais do álbum, tem tudo na medida certa. É a trilha para olharmos para nossa essência, sangrar, sofrer e voltar mais forte”, comenta o vocalista Caio.

Formação consolidada

Caio também fala sobre o momento do Desalmado com novo material em mãos. “Representa um novo gás, uma nova etapa do Desalmado — uma banda que nunca desistiu de trabalhar sério, evoluir e construir sua imagem de maneira sólida e com credibilidade. A renovação do Desalmado em termos sonoros é também a afirmação de um grupo que busca evoluir incessantemente.”

Ficha técnica: Monopoly of Violence

Gravado no Family Mob

Mixado e masterizado por Hugo Silva

Galo de Briga lança “Ruas”: um grito punk direto do asfalto rachado da periferiaRise of the Northstar retorna a São Paulo com seu único Metal-HxC-Rap-Manga

Com sangue nos olhos e os pés fincados no asfalto rachado da periferia, a banda GALO DE BRIGA lança oficialmente no dia 17 de maio de 2025 seu primeiro álbum completo, intitulado “Ruas”. O trabalho será lançado pelo selo Porcoburger Records em formato físico e estará disponível em todas as plataformas digitais.

Formada em 2023 em Guarulhos (SP) por músicos já conhecidos da cena underground paulistana, a GALO DE BRIGA se estabeleceu rapidamente como uma das bandas mais autênticas e intensas do punk/hardcore nacional. Com uma sonoridade crua, agressiva e visceral, o grupo une a urgência do punk com a força bruta do hardcore, criando um som direto ao ponto, sem concessões — e sempre cantado em português.

Ouça “Ruas” em https://distrokid.com/hyperfollow/galodebriga/galo-de-briga

Com letras em português que falam de forma escancarada sobre a vida nas ruas, violência cotidiana, política, bebedeiras e resistência, as dezessete faixas de Ruas sintetizam tudo o que o quarteto formado por Marcos Maccione (vocal), Chris Antimídia (guitarra), Gepão (baixo) e Ander (bateria) representa: energia verdadeira, crítica social, fúria e uma ligação profunda com a realidade urbana brasileira. O disco sucede os singles lançados ao longo de 2024 — “Bêbados Bebendo”, “Galo de Briga” e “Ruas” — e aprofunda o universo lírico e sonoro da banda, com ainda mais potência.

Com influências que vão de Ramones, Motörhead, NOFX e Misfits a nomes como Cólera, English Dogs, Pennywise, T.S.O.L., D.R.I., Macabre e Gwar, a GALO DE BRIGA se destaca por sua identidade própria, que ecoa tanto nos estúdios quanto nos palcos. Suas apresentações ao vivo já conquistaram um público fiel e apaixonado, graças à entrega explosiva e à conexão verdadeira com a plateia.

Siga a Galo de Briga no Instagram: @bandagalodebriga
E-mail para shows e parcerias: bandagalodebriga@gmail.com

Assessoria de Imprensa: JZ Press (@jzpressassessoria)

Novo videoclipe da Basttardz aborda desigualdade e direitos dos entregadores

Com crítica ao trabalho informal, o projeto audiovisual foi disponibilizado pelo Canal Scena nesta terça (20), no Youtube.

SÃO LUÍS – A banda maranhense de hardcore Basttardz lançou nesta terça-feira (20) o videoclipe da primeira faixa do álbum que será lançado no segundo semestre deste ano. O single “Greve” já está disponível no YouTube e traz imagens da banda pelas ruas de São Luís, em um manifesto sonoro que aborda a luta por dignidade e justiça social para os trabalhadores, com foco na desigualdade e nas condições precárias enfrentadas por motoboys e entregadores.

Assista aqui: https://youtu.be/cpQSVIXnSME?feature=shared

Em parceria com a plataforma paulista Canal Scena, a Basttardz anunciou, por meio das redes sociais, o lançamento do vídeo e comentou sobre o objetivo do projeto audiovisual. “Greve não é crime, é um direito! O ato é um direito garantido pela Constituição, um instrumento legítimo de protesto e resistência. ‘Greve’, da Basttardz, não é só uma música, é um chamado à consciência, à luta e ao respeito pela dignidade de quem constrói o Brasil com esforço diário”, diz a nota.

A música foi disponibilizada nas plataformas de streaming no dia 1º de maio, Dia do Trabalhador. Após o lançamento da faixa, o quarteto maranhense deu início ao processo de captação das imagens que deram vida ao videoclipe recém-lançado. O projeto foi dirigido pelo vocalista André Nadler, com produção da própria banda e fotografia do videomaker Eani Paulo.

Usando a música como alerta para diversos problemas sociais, o vocalista Andre Nadler falou sobre a importância de tratar de temas como desigualdade social e direitos trabalhistas dentro do cenário musical. “Apesar do lançamento de uma música nova, a gente acredita que hoje não é dia para comemorar. O excesso de trabalho está adoecendo todos nós. De acordo com a Associação Internacional do Controle do Estresse (ISMA-BR), o Brasil é o segundo país do mundo com maior número de casos de burnout, com 30% dos trabalhadores sofrendo da síndrome causada por jornadas intensas e estresse crônico. Mais de 38 milhões de pessoas trabalham na informalidade, segundo dados do IBGE (2024), o que representa cerca de 40% da força de trabalho. Para categorias como a dos motoboys e entregadores por aplicativo, isso significa viver sem carteira assinada, sem acesso a direitos básicos como férias, 13º salário, aposentadoria ou mesmo cobertura em caso de acidente. Essa realidade empurra milhares de trabalhadores para jornadas exaustivas, insegurança jurídica e dependência total de algoritmos que definem sua renda diária”, explicou Nadler.

Sobre a banda

A Basttardz une o peso do hardcore nordestino com a linguagem urbana do rap nacional, usando suas composições como instrumento de reverberação pública para temas que passam pelo caos vivido no cotidiano da população do país, com acidez e objetividade em suas letras.
Uma das principais bandas do atual cenário nordestino da música de protesto e reconhecida em todo o circuito independente brasileiro, o grupo tem como influência musical nomes como Ratos de Porão, Planet Hemp, Rage Against The Machine e Suicidal Tendencies.

A banda conta com 4 videoclipes e participações em lives que possuem uma média de 30 mil visualizações no YouTube. Nas plataformas de streaming, o grupo alcançou mais de 70 mil streams somente na faixa “Fogo na Zona Sul” e mais de 30 mil streams na canção “Nota de Repúdio”.

Sobre o Canal Scena

O Scena é, na atualidade, o maior canal no YouTube que fala exclusivamente de bandas do underground brasileiro. Tendo realizado uma pausa em 2024, retorna como vitrine de novos nomes da cena nacional, exaltando o underground pesado. Por meio da produtora Scena Lab, tem realizado curadoria e lançamento de vídeos oficiais, além do trabalho de agendamento de shows e turnês.

Basttardz é:
Andre Nadler – Vocal
Adriano Ayan – Baixo
Inaldo Jr. – Guitarra
Gabs Matos – Bateria

Instagram: / basttardzhcFacebook: / basttardz