Contra Cultura no Interior! Documentário relata 17 anos de festival no interior de São Paulo

Fora dos grandes centros existem coletivos tão ativos quanto as grandes produtoras e são eles os grandes responsáveis para que as cenas do hardcore, metal e punk tenham sustentação no Brasil de dimensões continentais. Ilustrando essa realidade, no interior de São Paulo, mais precisamente no Vale do Paraíba, o Soco na Fuça trata-se de um festival que acontece há 17 anos, totalmente de forma independente, na cidade de São José dos Campos.

Pela primeira vez, o coletivo obteve apoio do Fundo Municipal de Cultura para poder registrar essas quase duas décadas de atividade em formato de documentário. O filme, que foi lançado em 30 de dezembro de 2022, conta depoimentos de integrantes de bandas já renomadas no circuito, como Tulio Dourado (DFC), Leonardo Hanna (Surra), Caio Augusttus (Desalmado e Canal Scena), Bruno Teixeira (Desalmado), André Nadler (Basttardz) entre outros nomes da cena local.

Com o foco de unir diversão e fomento ao senso crítico, o coletivo já realizou mais de 80 edições do festival, dando suporte para a cena de metal, hardcore e punk local e de todo o Brasil. Muitas pessoas atuam direta e indiretamente para que a cena joseense esteja ativa e forte.

Assista ao documentário completo aqui: https://youtu.be/qGX-pbFVvUk

Sobre o Soco na Fuça

Além de promover os shows musicais, o coletivo sempre abriu espaço para artistas da região com exposições de ilustrações, fotografia, e mesmo a feira independente que fomenta o trabalho autônomo. Com o foco de unir diversão e fomento ao senso crítico, o coletivo já realizou mais de 80 edições do festival, dando suporte para a cena de metal, hardcore e punk local e de todo o Brasil. Muitas pessoas atuam direta e indiretamente para que a cena joseense esteja ativa e forte.

Ficha técnica

Produção e Realização: Marcelo Kruszynski ( @marcelovitorkruszynski ) e Natália de Lima ( @thewitchsheart_ )
Roteiro e Aconselhamento Artístico: Caio Augusttus ( @caioaugusttus )
Imagens: Natália de Lima
Edição: João Lucas de Sousa
Ilustração: Raone Ferreira ( @tetto666pretto )

Projeto viabilizado com financiamento do Fundo Municipal de Cultura de São José dos Campos, via Fundação Cultural Cassiano Ricardo (@fccrsjc) e Prefeitura de São José dos Campos (@prefeiturasjcamposoficial).

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s