A Luta Do Povo Preto no Hardcore Punk

Que o punk nasceu preto, muita gente tenta apagar, mas sabemos que sim e vamos repetir isso até que a branquitude pare de se apropriar até disso. Na cena atual, isso tem se reforçado ainda mais. Eu, enquanto negro, fico muito feliz quando vejo bandas formadas totalmente por negros nos representando no underground e espero que os espaços sejam cada vez mais ocupados e a mensagem de luta, ouvida.

Sou uma grande fã da Black Pantera que tem feito um trabalho muito bom desde 2014. Além dos lançamentos, a banda tem tocado por vários festivais pelo Brasil e Europa, entre os principais estão o Afropunk em 2016 em Paris, o Download em 2017 em Paris e o Porão do Rock em 2017 Brasília

A imagem pode conter: 1 pessoa, atividades ao ar livre

Mas hoje eu gostaria de apresentar dois novos nomes da cena que eu aposto as minhas fichas e irão aparecer muito por aqui no O Colecionador.

Punho de Mahim

A imagem pode conter: 4 pessoas, barba e área interna

A banda se formou quando amigos decidiram montar um projeto, trazendo à tona uma temática pouco discutida na cena punk e no underground de modo geral: a questão do negro na sociedade. Para este tema em questão eles tem propriedade para abordar em suas letras, pois sentem a dor que o racismo estrutural proporciona em dia a dia, além de machismo, sexismo, entre outros males impostos pelo patriarcado.Punho de Mahin faz referência à Luíza Mahin: Muçulmana, teria sido uma princesa na Costa Mina na África de nação jeje-nagô, da tribo Mahi, trazida como escrava para Bahia no século XIX. Tornou-se quituteira e com seu tabuleiro conhecia e mantinha contato com diversas pessoas, além de seus aliados e isso a auxiliava para confabular sobre a organização das revoltas que aconteciam nesse período.

Crexpo

Com dois ex-integrantes da banda Oitão (Ed Chavez e Marcelo BA), conta com Douglas Prado na guitarra e Xandão Cruz no vocal, a banda nasceu para trazer a questão racial ao punk hardcore. Nem precisamos dizer que o time já nasceu com qualidade e por isso estamos ansiosos pelo o que vem por ai.

//www.instagram.com/embed.js

Um comentário em “A Luta Do Povo Preto no Hardcore Punk

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s