Com um vocal poderoso, um instrumental impecável e uma postura combativa, Facing Fear é uma banda carioca que está em atividade desde 2016 e tem se destacado com apresentações cheias de energia. Conversamos um pouco com eles, veja entrevista!

A Facing Fear é uma banda que iniciou as atividades em 2016. Apesar do pouco tempo de existência, é muito ativa, participando de muitos shows e com lançamento de singles, EPs e recentemente um álbum. Falem um pouco sobre essa trajetória de correria no metal.
Durante esse curto período de banda, nós temos trabalhado arduamente para fazer com o que Facing Fear chegue para um grande número de pessoas. Como toda banda em sua fase inicial, tudo é muito dífícil, principalmente para um grupo como nós, crescemos em famílias de classe operária, onde para conseguir qualquer coisa enfrenta uma batalha pesada. Apesar de estarmos muito felizes com o reconhecimento adquirido nesse pouco mais de dois anos, temos o objetivo de crescer muito mais, não pretendemos parar a nossa evolução. O Facing Fear está aí para o que der e vier, todos os dias elaboramos idéias para com que o nome cresça dentro de nossa integridade, queremos conquistar o mundo com nossa música, inspirar as pessoas em não perder o foco daquilo que deseja profissionalmente e sentimentalmente.
Vocês sempre foram uma banda posicionada politicamente contra Bolsonaro e o fascismo. Em uma época de ascensão conservadora, inclusive no metal, como tem sido a reação do público frente a esse posicionamento?
Obteve diversas reações pra falar a verdade, somos gratos por quem apoia e não ligamos pra quem não apoia. Nós simplesmente fazemos aquilo que é certo pra nós, não temos essa coisa de boicote ou algo do tipo, Facing Fear como já diz o nome, vai lá e enfrenta, causa, debocha, etc… Não importa, somos uma banda de Rock e não baixamos cabeça pra imposições idiotas, deixando claro as pessoas que o nosso lado, é o lado do Facing Fear, então se alguém ou algum grupo querer atrapalhar nosso trabalho, de braços cruzados não ficaremos.
O álbum “Ana Jansen” conta com nove sons em inglês e um em português. Por que optaram por outra língua?
Foram dois importantes motivos. Primeiro é a intenção de conseguir expor mais facilmente a nossa música, temos um imenso respeito aos grupos que optam por continuar com o português, porém não queremos ficar só por aqui, mantendo o idioma do EP “Lutaremos Pelo Metal”, iria nos limitar nesse sentido, na época começamos com português somente para já agilizar os negócios administrativos da banda. De qualquer forma mantemos uma raiz como a faixa-título “Ana Jansen”, como havia sido escrita desde início, optamos por manter o idioma. E o segundo motivo é que nosso vocalista se sente mais confortável cantando Rock em inglês, eu particularmente achei bem melhor.

O álbum foi lançado pela Classic Metal Records que também havia lançado o primeiro single de vocês. Falem um pouco sobre a importância dessa parceria.
Está sendo super importante para nós, o processo do trabalho de marketing do CD ficou muito mais ágil. São profissionais em cada lançamento do selo, eu já acompanho o trabalho deles há um tempo. O disco está tendo uma distribuição infinitamente maior em relação ao EP, apesar de ter sido distribuído pra inúmeros países, o álbum “Ana Jansen” irá ser enviado ainda mais. Aqui no Brasil mesmo está sendo ótimo, na Galeria do Rock por exemplo, está sendo vendido em várias lojas. Sem contar o trabalho gráfico que está impecável.
Indiquem cinco bandas do Rio de Janeiro que vocês curtem o som e que os nossos leitores deveriam conhecer.
1 – Manunkind – Tocamos com eles recentemente no Lyria Fest 2, achei o som dos caras sensacional, um metal meio progressivo,
muitissimo bem feito, me lembra uma grande influência minha, a banda Savatage.2 – Prophecy – Banda thrash das antigas no Rio de Janeiro, curti muito na adolescência, tocam numa pegada bem Exodus. 3 – Steewild – Power trio Hard Rock dos bons, estão tocando direto em vários bares de Rock do RJ.
4 – Forkill – Outra banda Thrash Metal sensacional que tá ai na luta há uns anos.
5 – Dorsal Atlântica – Esse é sem comentários.
Quais são os próximos planos da banda?
Continuar com as datas da “Carriage Of Hell Tour” que em breve irá anunciar mais shows, vamos começar o processo de um novo video clip e pra finalizar, já estamos compondo canções para um futuro álbum que tentaremos lançar o mais breve possível.
Lembrando também as divulgações, o Facing Fear está nas principais plataformas virtuais, como Spotify, Deezer, etc…
Considerações finais.
Agradecemos a todo apoio dos fãs, é de uma grande importância pra nós, serão os que vão garantir nosso futuro, a Brauna music press, a Classic Metal Records e Roadie Metal. Obrigado também por esse espaço para expormos nossas idéias de uma forma saudável, quantos mais grupos de mídias assim melhor! Escutem Facing Fear!!