Resenha: Xavosa “Luta (s​.​f​.​)”

Xavosa é uma banda de Brasília/DF, d em atividade desde 2017. Com influências como Bikini Kill, Dominatrix e Tsunami Bomb; a banda transita entre o punk e o hardcore melódico, carregado de mensagens politizadas calcadas na militância pessoal e profissional das integrantes. Seu primeiro EP, “Luta (s.f.)”, lançado em fevereiro de 2019, foi gravado no 1234 Recording Studio por Pedro Tavares.

O trabalho se inicia com “Rivotril”, que é um som mais na pegada do hardcore melédico que lembra um pouco a extinta banda Killi. A temática é o adoecimento psicológico nos tempos atuais, em que ao mesmo tempo em que se evidencia a crise, se coloca que é necessária a luta. “Corpos” por sua vez tem uma pegada mais rock´n´roll e traz uma mensagem forte feminista. Destaque para o vocal, que mais raivoso, nos trás confiança e empolga. É, para nós o melhor som do EP. Na sequência temos “Cidade”, que é um desabafo sobre o ser mulher em uma cidade, sobre o endurecimento da mulher não como algo natural, mas imposto por uma sociedade de estruturas patriarcais. Já numa pegada mais punk rock, “Marta” é um som bem gostoso de se ouvir, apesar da temática sobre a necessidade de liberdade. Vale a pena colocar no repeat. Com mais peso nos riffs e batidas “Básica” tem o clima exato para a letra que fala da mulher explorada, agredida, que vive nas periferias, com subempregos. Há um recorte de classe muito importante nesse som. “Correnteza” é aquele som que você dança. Isso mesmo, dança. Me peguei aqui na cadeira dançando o som. “Luta s.f.” que dá nome ao EP é um punk rock/hardcore que coloca a luta como substantivo feminino. E não é?

No geral o trabalho é muito bom, criativo, com vocal muito marcante. Chamamos a atenção apenas para a pós produção do som, pois sentimos o instrumental um pouco apagado. Nada que tire o mérito das composições. Esperamos por novos trabalhos da banda que está de parabéns.



Links:
facebook: fb.com/xavosabsb
instagram: instagram.com/__xavosa
bandcamp: xavosa.bandcamp.com
spotify: spoti.fi/2SnycKb

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s