Escombro tem Show Censurado no DF e Vocalista é Encaminhado para Delegacia

Na noite de ontem, 08 de junho, circularam pelo whatsapp e publicações no Instagram e Facebook vídeos que mostraram o momento em que dois policiais militares interromperam o show da banda paulistana Escombro, que se apresentava em Brasília.

Como de costume, antes de iniciar “S.O.P”, música que critica a corporação da polícia militar, Jota, fez um discurso introduzindo a temática do som. Segundo relatos dos presentes, os policiais se sentiram ofendidos, interromperam o show e queriam levar o vocalista preso. Jota explicou que a crítica não era pessoal aos dois e sim a instituição da polícia militar e conseguiu tocar mais um som. Porém, com a chegada de mais seis viaturas da PM, o show foi interrompido e Jota encaminhado ao 21º DP.
Ainda segundo informações dos presentes, o administrador do espaço Candanga apoiou a ação arbitrária da polícia o tempo todo. No entanto os organizadores do evento prestaram todo o suporte a banda.

Jota foi encaminhado sozinho para o DP, e teve a ajuda de um defensor público. O público testemunhou que a polícia entrou no local com com fuzil, spray de pimenta, armados como se houvesse uma ameaça grave a segurança pública. Jota foi intimidado e ameaçado durante o percurso, teve que ficar desnudo e detido durante quatro horas num exemplo claro de abuso de poder.
O fato só reforçou a crítica a corporação e intensificou a luta para que a mesma deixe de existir. O Brasil é um dos poucos países do mundo que tem uma polícia militar e, com resquícios muito fortes da ditadura (e agora com o aval do Estado), estão se sentindo livres para censurar as nossas falas.

Vale ressaltar: não houve desacato a autoridade. Houve abuso de poder policial e censura de uma banda, em que o vocalista foi detido.

Jota ainda não se pronunciou publicamente, no entanto o baterista da banda explicou o ocorrido pelo stories do Escombro. Confira: https://www.instagram.com/escombro.hc/

Toda nossa solidariedade ao Jota e ao Escombro. Nunca irão nos calar e agora o discurso tem que ser ainda mais forte contra essa corja toda. Fora Bolsonaro! Fora Militares! Pelo Fim da Polícia Militar!

Confira um dos vídeos na página do Hardcore Contra o Fascismo: https://www.facebook.com/hardcorecontraofascismo/videos/1008364392693410/?hc_location=ufi

Anúncios

2 comentários em “Escombro tem Show Censurado no DF e Vocalista é Encaminhado para Delegacia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s